01 setembro 2009

Bolos de Casamento

A história do bolo de casamento começou na época dos romanos que faziam bolo de trigo e esfarelava na cabeça da noiva com objetivo de trazer ao casal fertilidade e abundância. As migalhas era recolhidas e guardadas pelos convidados como amuletos de sorte. Outras culturas comiam os farelos com o mesmo objetivo de lhe trazerem sorte.

Na Idade Média, os convidados traziam pedaços de bolo e empilhavam numa mesa, onde os noivos se beijaravam para garantir uma vida farta.

Um jovem panificador teve a idéia de juntar os pedaços e colocar um creme gelado e isso deu origem ao bolo de casamento em camadas. Na França começaram a decorar com glacê e assim criou-se a concepção do bolo de casamento que é usado até os dias de hoje e que é símbolo de sorte e prosperidade.

O bolo de casamento evoluiu e possui uma atenção especial na festa, principalmente quando os noivos fazem o brinde com champagne que significa partilhar o futuro. Cada vez mais elaborados, de corados e sofisticados, os bolos continuam na moda e possuem diversos tipos de recheios, tamanho, camadas e coberturas.

A tendência para 2010 serão os bolos cenográficos que possuem o mesmo aspecto que um bolo verdadeiro e muito mais barato, chegando a custar até 10 vezes menos que um bolo de verdade! Assim, o bolo já fica na cozinha partido ou pode ser entregue numa cesta, dentro de caixinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário